sábado, 25 de abril de 2015

Sinais dos Tempos: Terremoto no Nepal

O tremor, que durou entre 30 segundos e dois minutos, atingiu outros três países e provocou avalanches no Everest

Terremoto de 7,9 de magnitude deixa centenas de mortos no Nepal
AP
Terremoto de 7,9 de magnitude deixa centenas de mortos no Nepal
Um terremoto deixou ao menos 1.130 mortos e muitos danos materiais no Nepal, incluindo o desabamento da histórica torre Dharahara de Katmandu. O epicentro do terremoto, com magnitude de 7,9 (inicialmente avaliada em 7,5) e profundidade de 15 km, se situou 77 km a noroeste de Katmandu.
O impacto do terremoto, que durou entre 30 segundos e dois minutos, foi tanto que o tremor foi sentido pode ser sentido também em outros países, como Índia, Paquistão e Bangladesh. Dada a escala da destruição, o número de mortos deve subir.
Diversas construções desabaram em Katmandu, que foi a zona mais atingida, com cerca de 450 mortos. Somente embaixo dos escombros da torre de Dharahara, patrimônio da Unesco com 62 metros de altura, foram localizados 180 corpos.
O terremoto também provocou uma avalanche no Monte Everest, que teria deixado ao menos oito vítimas, segundo o Ministério do Turismo nepalês. Outras 30 pessoas ficaram feridas. Porém, nas redes sociais, alpinistas afirmam que 18 estrangeiros teriam morrido.
A imprensa nepalesa disse que vários sítios arqueológicos, como a famosa Praça Darbar, com templos e um palácio real, foram danificados pelo sismo. O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, conversou com o presidente do Nepal, Ram Baran Yadav, para oferecer ajuda.
No Twitter, Modi também informou que "várias regiões da Índia também foram atingidas pelo tremor de terra" e que "as autoridades estão recolhendo informações para fazer um primeiro balanço dos danos e das vítimas".
Até o momento, a Índia fala em 20 mortos no país. O terremoto teria feito mais duas vítimas e 100 feridos em Bangladesh, e 13 vítimas no Tibete.
Tremores recentes:
Faltavam poucos minutos para o meio-dia quando o terremoto, com magnitude preliminar de 7,9 começou a roncar em todo o vale de Kathmandu, área densamente povoada, e logo se espalhou para toda a região.
Uma hora mais tarde, a magnitude estava em 6,6 e tremores secundários menores continuaram a sacudir a região durante horas. Moradores correram para fora de casas em pânico. Paredes caíram, torres desabaram e surgiram imensas nuvens de poeira.
Em poucas horas, os hospitais começaram a se encher de pessoas feridas. Entre eles estava Pushpa Das, um operário que saiu correndo da casa quando sentiu o primeiro tremor, mas não conseguiu escapar de um muro que desabou sobre o seu braço.
"Foi muito assustador. A terra estava se movendo. Eu estou esperando por tratamento, mas o o pessoal está sobrecarregado", disse ele, cautelosamente, segurando seu braço direito com a mão esquerda. Enquanto falava, mais dezenas de pessoas apareceram com ferimentos.
O terremoto – com a mesma magnitude como o que atingiu San Francisco em 1906 – foi de cerca de 16 vezes mais poderoso do que o terremoto de 7,0 que devastou o Haiti em 2010. O Nepal sofreu seu pior terremoto em 1934, que mediu 8 e quase destruiu as cidades de Kathmandu, Patan e Bhaktapur.
* Com Ansa e AP

Fonte: IG Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?