quinta-feira, 24 de julho de 2014

Brasil sobe no ranking do Indice de Desenvolvimento Humano




Por Wellington Valadão

O Brasil avançou um posto no ranking do índice de desenvolvimento humano das Nações Unidas, que mede os avanços na saúde, educação e renda. O resultado é positivo, mas ainda há muito que melhorar.

A situação de vida do brasileiro melhorou nos últimos 30 anos. A renda média passou de U$ 9.154 para U$ 14.275 por ano. É o que aponta relatório do Programa das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Humano (Pnud). Os avanços são medidos pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O estudo também analisou a expectativa de vida, que aumentou de 62,7 anos para 73,9 anos. Outro dado animador: o aluno agora fica mais tempo na escola. De 1980 para cá, a média passou de dois anos e meio para sete anos e dois meses .

Entre 187 países analisados, o Brasil está na posição 79 no ranking de desenvolvimento humano, com IDH de 0,744. Quanto mais perto de um, mais o pais é desenvolvido.
Apesar dos avanços, quando comparado com outras nações em desenvolvimento, o país ainda tem um longo caminho a percorrer. Segundo o relatório, a média do tempo de estudo está no mesmo patamar da Rússia há 30 anos. De 2012 para 2013, entre os países da América do Sul, o ritmo de crescimento do Brasil no IDH só foi maior que o da Argentina e da Venezuela.

Na análise da ONU, o Brasil progrediu, mas ainda é preciso tornar o país menos desigual. “O relatório sugere uma série de políticas, fala das politicas de aumento de emprego, de redução da infiormalidade, de transferência de renda, de melhorias, enfim, na proteção social. É um conjunto de políticas que podem garantir as coisas nesse sentido", explica Andrea Bolzon, coordenadora do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional.
O governo brasileiro recebeu com satisfação o relatório em que o Brasil é citado várias vezes de uma forma positiva, mas reclama que os dados usados para saúde e educação são defasados e que não foram levadas em conta informações atualizadas que já estavam disponíveis. Segundo o governo, com os novos dados, o Brasil estaria em uma posição ainda melhor e passaria da posição 79 para 77.

Fonte:http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/07/brasil-sobe-um-lugar-no-ranking-do-indice-de-desenvolvimento-humano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartoon: Esta podia ter sido a sua vida! VOCÊ TEM UM TEMPINHO PARA LER?